22/12/2011

Plantas Venenosas Comuns

Boa Tarde à todos.
O post de hoje será sobre as plantas mais venenosas que existem.


Há várias maneiras de se intoxicar com as plantas venenosas, as mais comuns são: Ao manusear a planta, inalando o pólen ou até a ingerindo. O efeito da toxina também pode variar de pessoa para pessoa, algumas têm reações leves como manchas na pele, alergias cutâneas e vômitos, já outras como pessoas alérgicas ou sensíveis pode até falecer devidos a sintomas graves. 
Vou citar algumas plantas conhecidas que muitas vezes estão plantadas nas casas ou até nascem em jardins e nem sempre sabemos que são tóxicas..


Copo de Leite (Zantedeschia Aethiopica)





 É uma espécie invasora que sempre está presente em jardins e vasos por ser muito apreciada.
A toxidade está em todas as partes da planta, o simples contato ou a ingestão pode causar inchaço, sensação de queimação nos lábios, língua e boca, salivação excessiva, vômitos, dificuldade para engolir e até mesmo asfixia. O contato com os olhos provoca irritação e uma possível lesão na córnea.O principio ativo dessa substância é o Oxalato de cálcio.


 Comigo- Ninguém- Pode (Dieffenbachia picta Schott) 





Essa é comum em muitas casas, eu até mesmo tenho uma. 
A Comigo -Ninguém-Pode é extremamente tóxica, suas folhas e caules contém cristais de Oxalato de cálcio, uma substância que provoca várias inflamações ao corpo.
Se for mastigada a toxina fere as mucosas da boca, faringe e cordas vocais, podendo causar asfixia se a inflamação comprometer a passagem de oxigênio para os pulmões.E também possui outro tóxico as Saponinas.

Azaléia ( Rhododendron)





É uma planta que possui flores lindas não é mesmo? Mas o perigo está em suas folhas, flores e no néctar. Ao ingeri-las a toxina causa vários sintomas como vômitos, formigamento na pele, salivação excessiva, dores de cabeça, alteração na visão e alterações na frequência cardíaca podendo até em casos mais graves provocar convulsões que podem ser fatais.Os principios ativos são as Terpenoídes e a Andromedotixina.


Crisantemo ( Chrysanthemum)





Possui muitas variedades e suas flores são grandes e vistosas. Também exstem mais de150 espécies diferentes.
A toxina está em suas flores e ao toca-las pode causar sintomas leves como: inflamações na pele que coçam, irritam e incham.


Hortência ( Hydrangea L.)





Suas flores são variadas e bem coloridas e se ingeri-las provoca  uma intensa dor de barriga como também sintomas como: ictericia, fraqueza, vômitos e transpiração excessiva. Em casos mais graves pode levar a um estado de coma por convulsões e até uma queda da pressão sanguínea. Há um antidoto para a toxina e o principio ativo é o Glicosídeo Cianogênico e a Hridrangina.


 Figueira (Ficus)





É comum te-las em vasos ou jardins em casa.
A sua toxidade está em suas folhas e caules que produzem uma seiva leitosa. O contato não causa sintomas graves apenas irritação no local, coceira e inchaço que podem ser aliviados com um anti-histamínico por exemplo.


Urtiga ( Fleurya Aestuans L.)





É uma planta que a sua toxidade está nas folhas e nos pelos do caule, o contato causa irritação cutânea, vermelhidão, ardência e coceira. O principio ativo é a Histamina, Acetilcolina e a Serotonina. 

Fonte: Google  e livros de botânica.
Beijos.

9 comentários:

  1. Oi Alinne!
    Menina, adorei o seu post, quanta coisa eu não sabia!!
    Nunca imaginei que as hortências, copo de leite e azaleia fossem toxicas!! Ah, elas são tão lindas!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Uau!
    E quem diria que em tão belas flores estariam tão poderosos venenos não é? Hehe
    Acho que delas eu só sabia da Urtiga, do Copo de Leite e da Comigo Ninguém Pode!
    Muito interessante ^^
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Adorei o post =)
    Não sabia que a Azaléia é tóxica, isso que minha turma estou ela no lab de organo rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Aaah, e o blog ficou muito lindo assim =D
    bjs

    ResponderExcluir
  5. OMG! Acabei de perceber que sou uma tremenda ignorante de plantas venenosas O.O Só eu que não sabia que a copo de leite é venenosa? E a Azaléia? O.O Bom, acho que todos já tiveram contato com a urtiga né? rsrsrs. E a comigo ninguém pode já é bastante conhecida. Mas, as outras eu não fazia ideia! O.O

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  6. AMEI o post. Super interessante.
    Na hora vi pensei "post sobre plantas?" e quando comecei a ler comecei a reconhecer algumas plantas e não acreditei quando você mostrou o que elas podem causar com a ingestão e tal O_O To boquiaberta aqui.
    Amei demais o post.

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Primeiramente, amei o lay novo!
    Ficou demais.

    Nossa e eu que só sabia da Urtiga e do Comigo ninguém pode(que nome ein)
    Nunca imaginaria isso do pobre Copo de leite haha

    Ótimo post

    Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.!
    Das meninas do Obsession Valley.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Realmente são lindíssimas plantas que escondem em si um veneno imenso! De algumas daí, eu não fazia ideia... O copo de leite por exemplo, com toda essa delicadeza, eu jamais imaginaria que fosse venenosa! o:
    Adorei o post, bem explicativo!



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Alinne!

    Nossa, que interessante! Tantas plantas que temos pertinho, nossa, todo cuidado é puco, principalmentew com crianças, né?! Pena que sejam pelo menos um pouco venenosas, são lindas.

    Beijinhos,

    Marcelle.
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso comente! Deixe sua opinião ou sugestão.
Se tiver alguma rede social ou blog, comente pela opção Open ID.
Se for comentar como anônimo, deixe seu nome para que eu possa te identificar e entrar em contato.
E Seja Bem Vindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...