04/01/2012

Resenha: A Sombra do Vento

Olá leitores do Books & Desenhos!
Vocês acreditam que ontem não pude publicar nada por causa da internet?! Essa danada me deixou na mão, mas felizmente hoje estou de volta trazendo a resenha de um livro cativante que sempre quis ler, porém por indecisão sempre deixava para próxima, até que vi a recomendação da Duda do blog Book-Addict, então resolvi lê-lo e não me arrependi nenhum pouco!

A Sombra do Vento


Sinopse:
'A sombra do vento' é uma narrativa escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível - em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de 'A Sombra do Vento', do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu.


Nome: A Sombra do Vento
Nome Original: La Sombra del Viento
Autor: Carlos Ruiz Safón
Editora: Suma das Letras- Rio de Janeiro
Páginas 464- 2007
ISBN: 978-85-60280-09-4

A Sombra do Vento nos conta a história de Daniel Sempere que em 1945, em Barcelona com 7 anos de idade vai com o seu pai à um lugar secreto: O Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá ele encontra um livro que chama a sua atenção; A Sombra do Vento de Julian Carax e o leva para casa, em pouco tempo ele se fascina pela história do livro e pretende ler outros livros do autor, porém ele descobre que só há aquele exemplar...



Passados alguns anos, Daniel já com 17 anos e passando pela fase da descoberta do primeiro amor, ainda continuava com a ideia fixa de descobrir mais a respeito do misterioso autor Julian Carax que sumiu sem deixar rastros.Aos poucos ele vai descobrindo o que queria; um fato extremamente intrigante é que todos os livros de Carax estavam sendo queimados por alguém. E esta pessoa entra em contato com Daniel e deixa claro que sabe sobre o exemplar de A Sombra do Vento e que este deve ser dele, mesmo amedrontado com ameaça desse homem enigmático e desfigurado por queimaduras, Sempere continua a sua busca por respostas desta vez, com a ajuda de Fermín, um ex mendigo que trabalha na livraria de seu pai.
Ao continuar a sua investigação, Daniel começa a se envolver e desvendar segredos obscuros que não deveriam ser revelados e a passar para fase adulta, ao mesmo tempo que passa por suas primeiras experiências, sendo paixões, desilusões amorosas e amizades importantes para sua vida.

Com uma narrativa envolvente e cheia de mistérios A Sombra do Vento vai levando o leitor a um mundo onde nada é o que parece e que um simples acontecimento pode ser a revelação de tudo.
Gostei bastante desse livro,principalmente porque o autor tem uma maneira única e encantadora de escrever e isso torna a leitura muito mais prazerosa para o leitor. Por esse motivo recomendo para todos aqueles que gostam de uma trama bem elaborada e com um final surpreendente.
Recomendado.


Trechos do livro:

" Cada belo livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece."

" Não seria preciso tanto. O que eu queria lhe oferecer é um trabalho na livraria. Trata-se de procurar livros raros para nossos clientes. É quase um cargo de arqueologia literária, para qual se precisa conhecer tanto os clássicos quanto as técnicas básicas da pirataria. Não posso lhe pagar muito, por agora, mas o senhor fará as refeições conosco e , até que lhe encontremos uma boa pensão, ficará hospedado na nossa casa, se tiver de acordo.
O mendigo olhou para nós dois, mudo.
-O que me diz?- perguntou o meu pai- Junta-se à equipe? 
Pareceu-me que ia dizer algo, mas foi então que Fermín Romero de Torres começou a chorar."

Beijos.

17 comentários:

  1. Quero ler algo do Zafón, acho que vou começar com Marina pra ver se gosto do estilo, mas acho que vou adorar.
    Beijos,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  2. Impossível falar de Zafón e não lembrar da Duda!!

    Estou doida pra ler o livro por causa dela, uma pena que eu ainda não tenha conseguido!
    Deve ser ótimo mesmo!

    Ainda bem que sua internet voltou!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sabe que sou louk por este livro e faz tempo!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/2012/01/resenha-promocao.html

    ResponderExcluir
  4. A Pabline esta louca para ler os livros do Zafón - tanto que ela tem 3 deles nas metas O.O - Eu tenho muito curiosidade em relação a esse autor porque só vejo elogios em todas as resenhas. Esse livro parece ser realmente bom, e você já me deixou curiosa rsrs.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi!!!
    Gostei muito da resenha, ainda não li nada dele, mas meu próximo livro será Marina.
    E certamente vou ler A Sombra do Vento,adorei o assunto do livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É realmente impossível de falar do livro sem lembrar a Duda :P
    Por indicações dela, eu o lerei ainda esse ano, e se dê certo. Lerei mais outros dois do autor que comprei para mim como presente de Natal hehe
    Ótima resenha,a só me deixou ainda mais curiosa.
    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  7. tinha começado a ler esse livro até hoje quero terminar <3

    http://himi-tsu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Tenho esse livro em ebook e desde que enlouqueci por Marina eu estou ainda mais maluco para saborear algo deste autor. Otima resenha!

    ResponderExcluir
  9. Ola Aline
    Obrigada pela visita no meu blog, fiquei muito feliz!
    Ah e você falando em internet, me deu até arrepios. Ficamos tão vidrados, que quando nos falta, parece que vivemos em outro mundo né?
    Nossa, eu amei este livro, quero ler também *.* vou ver se encontro ele nas livrarias daqui. Adoro poemas. E lendo este acima, lembrei um que minha amiga fez e até pediu para compartilhar no blog, logo logo coloco.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa que resenha linda esse livro parece ser encantador! *-------*
    Falando em resenha eu fiz a minha primeira resenha lá no blog olha lá: http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com
    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Alinne!
    Nunca li nenhum livro do autor, mas tenho muita cuirosidade, principalmente em ler Marina. Já ouvi muitos elogios!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. O livro parece ser muito bom, mas não é o tipo de livro que tenha me chamado para lê-lo nesse período :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  13. Olá Aline!
    Tudo bem?
    Vim dizer que recebi o livro!
    Amei os marcadores, estou fazendo a postagem de tudo, agora no meu blog, depois passa lá para ver!!
    Fiquei muito feliz quando vi que o livro era autografado, adorei ter participado dessa promoção, estou participando das outras também, agora...
    Acho meio difícil ganhar a promoção dose dupla, mas o importante é acreditar e participar... *-*
    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa, parece ser um livro bem interessante, não sabia muito a respeito dele.
    Adorei a resenha!

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Esse é um tipo de livro que eu gostaria de ler,adoro esse tipo de história,confesso que já havia visto este livro mas não havia me interessado,mas agora já me esclareceu mais sua resenha sobre ele.
    Abração,Alexandra
    Me visita lá no Magiasbook
    http://magiasbook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Hey
    Parabéns pelo blog :D
    Adorei a resenha, gosto desse tipo de livro mas nao sabia que A sombra do Vento era assim ^^
    Adoraria receber sua visita lá no blog ;D

    Beijos Beijos
    Bárbara Emerich
    http://QueroUmRomance.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Alinne, acho que também li a resenha da Duda, e fiquei muito interessada! A capa já é linda, e a sinopse me cativou e sua resenha me enlouqueceu! Parabéns pela resenha, viu?

    Beijos

    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso comente! Deixe sua opinião ou sugestão.
Se tiver alguma rede social ou blog, comente pela opção Open ID.
Se for comentar como anônimo, deixe seu nome para que eu possa te identificar e entrar em contato.
E Seja Bem Vindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...