19/05/2012

Resenha: Um Dia

Olá pessoal!
A resenha de hoje será de um livro que eu desejava muito ler.


Nome: Um Dia
Nome Original: One Day
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Ano:2011-  RJ
Páginas:411
ISBN: 97885-8057045-8.

Fazia bastante tempo que eu estava desejando ler Um Dia, então surgiu a oportunidade e não pensei duas vezes...cheguei até passa-lo na frente dos outros da fila.


Conta a história de Dexter a Emma que se conheceram no ano de 1988, enquanto faziam faculdade passaram apenas um dia juntos, mas este dia marcou-os de tal forma que passaram a se importar um com outro. Anos depois eles ainda continuaram mantendo contato e se tornaram melhores amigos mesmo possuindo sonhos, opiniões e um vida bem diferente. Assim a história de ambos é contada ao longo de vinte anos na data de 15 de julho, narrando em flashbacks  o relacionamento tumultuado deles. E conforme o verdadeiro significado desse dia é desvendado, eles terão que aprender a entender esse sentimento intrigante que é a essência do amor. 


" Dexter colocou a mão no pescoço dela, ao mesmo tempo que Emma tocava de leve no quadril dele, e os dois se beijaram no meio da rua, rodeados de pessoas que corriam para casa sob os últimos raios de sol de verão e foi o beijo mais doce que já tinham sentido."

Eu estava com uma grande expectativa a respeito desse livro, por isso começo dizendo que me decepcionei um pouco com a história. Não que ela não seja boa, mas simplesmente não foi da maneira que eu achava que era, eu imaginava que se tratava de algo que fizesse o leitor se entregar de corpo e alma no momento em que lia, porém não foi isso que aconteceu comigo;em alguns momentos cheguei até ficar extremamente irritada com o rumo em que a história seguia, mas do meio para o final Um dia engrenou em algo cativante que me fez ficar pasma e a dar quatro estrelas para ele. E o final me deixou sem ação, por isso entendi porque ele se tornou um best-seller =)   
Outro fato que me deixou chateada foi a insegurança dos personagens, eles sabiam que se gostavam, mas mesmo assim não davam o braço à torcer para o amor e isso foi agoniante ao meu ver.Também me irritei com o Dexter, nunca vi um personagem tão despreocupado e sem vergonha, sério, ele sempre estava rodeado de mulheres que fariam qualquer coisa para passar uma noite com ele e mesmo amando Emma não pensava,simplesmente se divertia mesmo sabendo que isso poderia magoa-la... e sinceramente? Não sei o que elas viam nele, além do dinheiro claro...Quanto a Emma, foi uma personagem que me agradou mais.
No entanto Um Dia não possui somente pontos negativos, ao contrário os positivos foram que se sobressaíram! O autor por exemplo, foi espetacular em criar uma história que se passa em anos, de uma maneira que o leitor não se perde e além do mais com um final impactante! Outro fato foi o amadurecimento dos personagens ao decorrer do livro e o amor que supera as barreiras da vida e do tempo.
Sendo assim é um livro que não entra para os meus favoritos mas que me agradou principalmente pela surpresa que foi lê-lo.
Recomendo!

" Os dois sorriram um para o outro. Depois, como se tivesse tido uma súbita ideia, ela atravessou a sala em três passos longos, pegou o rosto dele entre as maõs e o beijou. Dexter pôs as mãos nas costas dela, encontrando o vestido ainda aberto, a pele nua e fresca e ainda úmida do banho. Ficaram se beijando assim durante algum tempo. Em seguida, ainda segurando o rosto dele nas mãos, olhou para Dexter com intensidade."

Quem já leu esse livro o que achou?
Beijos.



    


6 comentários:

  1. eu tive a mesma sensação que sua :(

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Já no meu caso, o livro pulou diretamente pra minha lista dos favoritos ^^
    Eu também achei genial a forma de David Nichols criar e contar a história, e o que mais me cativou nela foi o fato de ser tão real. As personagens realmente são inseguras, mas me transmitiram exatamente a realidade, são muitas as pessoas que seguem o rumo dos dois. E é lindo vê-los superar as barreiras do tempo!
    Enfim, muitas acharam a leitura cansativa, como senti que você também achou, mas eu realmente acho que valha a pena, como você também concluiu!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Não é meu estilo favorito, mas no acaso o leria... Muitas pessoas falam desse livro, porém não tenho enorme interesse em lê-lo. A capa é linda demais, né?

    Bjos carinhosos

    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  4. Oiii.

    Bem... Um Dia esta na minha listinha de leitura há um tempão, ainda não tive oportunidade de ler. Já li diversas resenhas sobre ele e todas, inclusive a sua, me deixaram na dúvida se gosto ou desgosto dele. Enfim, vou esperar mais um tempinho para ler.

    Beijos,
    Mah - Livro e Coração

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Vejo que você se sentiu da mesma forma que eu me senti quanto li este livro! Eu também imaginava de outra forma e me decepcionei com o final, mas o livro é bom!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bem, pela sua resenha deu pra perceber que algumas atitudes dos personagens não te agradaram. Eu particularmente gostei muito da maneira que o Nicholls escolheu para dar vida aos seus personagens, porque foge de todo aquele tradicionalismo ao qual estamos acostumados.

    Eu fiz resenha de Um Dia para o IN, se puder dar uma olhada ;)

    http://migre.me/9d2pd

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso comente! Deixe sua opinião ou sugestão.
Se tiver alguma rede social ou blog, comente pela opção Open ID.
Se for comentar como anônimo, deixe seu nome para que eu possa te identificar e entrar em contato.
E Seja Bem Vindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...