30/10/2012

Filmes na Telona: Jane Eyre


Oi gente.
Tive a oportunidade de assistir um filme que já fazia um bom tempo que queria ver. Trata-se da adaptação cinematográfica de Jane Eyre,um romance da escritora inglesa Charlotte Brontë publicado em 1847.



Inicialmente fiquei sabendo da existência do filme e do livro através do blog Minha Vida Literária, quando a querida blogueira Aione Simões se referiu a estes em um post, ( obrigada pela dica, Mi! ;D) apaixonada como sou por romances históricos e de época , bastou somente ler sobre o que se tratava para que a minha curiosidade se manifestasse. Assim, imaginem a minha surpresa quando me deparei esta adaptação! =)
Logo no inicio já me encantei com a história e com a personagem Jane Eyre que teve uma vida bastante sofrida desde a sua infância; órfã  de pai e mãe ela teve que viver sob os cuidados de uma Tia terrivelmente malévola e ainda por cima viver fugindo das ameaças de um Primo nada amigável, este me pareceu mais como um psicopata, pois ele vivia atrás de Eyre a fim de assustá-la com ameaças como também para machucá-la.
Para completar a sua tutora a manda para um tipo de Colégio Interno (que me deu a impressão de ser mais uma prisão com regime de escravidão do que outra coisa). Neste local qualquer desobediência era motivo de castigo, desta maneira quem não seguisse as regras sofria com as conseqüências... E Jane acabou pagando um preço alto, não por ter sido desobediente, mas por simplesmente demonstrar o seu descontentamento pelos métodos aplicados. Vou explicar melhor, os seus familiares deixaram bem claro que ela não passava de um peso para eles e que não valia nada, então foi dito pelos dirigentes do Colégio que ela não era merecedora de afeto e que ninguém deveria ter a sua amizade. Porém, certa garota se comoveu com isto e demonstrou interesse em ser sua amiga, mas foi castigada. Enfim ambas construíram uma bela amizade que marcou a vida da protagonista.

Após alguns anos como aluna e professora, Jane sai da instituição. E encontra outro emprego como orientadora de Adele que tem como seu tutor o Sr.Edward Rochester.Logo que conhece Rochester  que a principio demonstra ser um homem bruto e amargurado, Eyre não se intimida e age simplesmente da maneira que é . E isto favorece para que Edward aos poucos se torne afetuoso e disposto a lhe mostrar o amor.
É desta forma que a vida de Jane Eyre começa a trilhar em rumo à felicidade, porém ela ainda terá uma jornada bem difícil pela frente.

Enfim amei este filme em todos os aspectos.
A história foi cativante do começo ao fim, a beleza das cenas me deixou encantada como também as tradições da época.É uma obra incrivelmente bem adaptada, tanto que as vestimentas e as ações dos atores foram praticamente perfeitas.
Gostei tanto, que agora não vejo à hora de poder ler o livro!

Para finalizar deixo a recomendação para todos aqueles que apreciam um bom romance de época.

Alguém já assistiu ou leu a obra? Me conte o que achou!

Beijos.


3 comentários:

  1. Oie!
    Eu vejo muitos blogues falando deste livro e já estava curiosa, mas agora vendo sua resnha do filme vejo que eu devo logo ler e assistir ao filme, deve ser muito bom.
    Só pelas imagens já vi que irei gostar.

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela dica Alinne! Já assisti Jane Eyre e amei! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, bom dia :D
    Me interessei pela história; me lembra um pouco a história de "Razão e Sensibilidade", que eu amo *-*
    Parabéns pela resenha. Fiquei com vontade de assistir esse filme *-*
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso comente! Deixe sua opinião ou sugestão.
Se tiver alguma rede social ou blog, comente pela opção Open ID.
Se for comentar como anônimo, deixe seu nome para que eu possa te identificar e entrar em contato.
E Seja Bem Vindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...